segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Avaliação do desempenho X Ranking dos Árbitros

A avaliação do desempenho é uma das ferramentas da gestão de recursos humanos moderna. Voltada para a avaliação dos colaboradores, em estabelecer remuneração justa, traçar objetivos e muito mais. Vem de encontro ao tema que sempre discutimos em nossas viagens e papos informais: O Ranking dos Árbitros.

O futebol modernizou-se absurdamente. As equipes mensuram quase tudo: quantidade de gols, passes, assistências, arremates, posse de bola, etc. Envolvem cifras milionárias em transações e a arbitragem permanece cercada de pragmatismo. Enquanto poderia se desenvolver sem abandonar seus preceitos básicos.

Mas como toda mudança, requer melhores e maiores debates para ser aplicada e adotada com sucesso. Estudando-se uma forma que contemple as características do quadro de árbitros. Portanto, tenho certeza, que merece a atenção de nossas autoridades.

Para mim, é uma ferramente indispensável na gestão dos árbitros. Que seria de enorme utilidade prática e agregaria muito valor ao grupo. Senão, vejamos:

1) Definição obrigatória da carreira do árbitro, pois o mesmo teria que cumprir etapas indispensáveis para o seu crescimento;
2) Sabedor de suas reais condições e posicionamento no ranking, o árbitro, teria melhores e verdadeiras expectativas quanto ao seu aproveitamento;
3) Seria um fator de maior união para o grupo. Afastando aquele sentimento de alguém estar sendo favorecido em detrimento da meritocracia;
4) Motivação do grupo na busca pelas melhores posições dentro do ranking;
5) Através dessa classificação pode-se instituir uma premiação e/ou troféu pelo alcance da liderança. Seja, mensal, semestral, anual ou por um torneio específico;
6) Confere maior credibilidade aos sorteios e escalas perante os clubes e demais entidades desportivas;
7) Adoção de parâmetros de avaliação e pontuação. A partir dos quais o árbitro teria condições de uma auto-avaliação e desenvolver-se mais em determinadas competências. Trocar experiências dentro do grupo e/ou buscar outras ferramentas nesse sentido.

Tenho convicção que, se pesquisarmos, vamos encontrar mais motivos que aqueçam esse tema.

Podem haver opiniões negativas à respeito da classificação/ranking dos árbitros, mas acho que seriam frágeis.Eu mesmo, me esforço aqui, mas não as encontro.

Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário