quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mais um episódio da triste novela!

Amigos,

Novela não é só na Globo. Na arbitragem tem. E todo dia tem capítulo, tem lance polêmico, cabeças rolando! E inchadas!

A Final do Campeonato Mineiro Onix 2014 não foi o último capítulo da novela: "Decisão sem comunicação!"
Para nós, que estamos sempre aprendendo, foi notória a falha de comunicação do assistente ao assinalar o impedimento, erguendo a bandeira acima da cabeça, mas dando dois passos à esquerda, assinalando que uma falta foi cometida fora da área penal. Resultado: o árbitro central anulou sua marcação de tiro penal, depois marcou uma falta fora da área penal e por final assinalou o impedimento.
Como uma falha na postura e protocolo da arbitragem pôde trazer tanto transtorno, não é mesmo!? Uma comunicação errada pode ser um desastre para o trabalho do trio, quarteto e/ou quinteto.

Já na Final da Campeonato Carioca 2014, outro capítulo. O árbitro assistente teve uma atitude muito inteligente e paciente ao aguardar o desfecho da jogada, vê o atleta em posição fora de jogo, e acha que quem concluiu a jogada foi outro atleta que corria em posição legal. E corre para o meio sem pestanejar! Agora por quê, não teve mais inteligência ainda, não se comunicou com o árbitro central ou adicional para sanar a dúvida e saber qual dos dois concluiu a jogada. Teríamos um desfecho mais correto. Como uma decisão inteligente se torna uma lástima pela falta de comunicação!

Percebemos, então, duas nuances: falha de comunicação e falta de comunicação. A falha pode ocorrer pelo desconhecimento técnico, teórico e prático da regra. A falta ocorre pela ausência de atitude, proatividade e inteligência na aplicação das regras do jogo.

Portanto, não concordo com aqueles que dizem que o árbitro assistente foi intrometido no lance, que o central não teve pulso, que não assumiu a jogada, etc. Isso tudo não pode invalidar a necessidade de investirmos no desenvolvimento da comunicação na arbitragem.

Ponto para a Comunicação!

Competência já!
                                              

3 comentários:

  1. Acho que eu lembro desse quadro na sua aula, no curso da FMF. Lembra Flamarion?

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Lucas. Uma das finalidades de minhas postagens é colaborar com as novas gerações. Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Comunicação é uma arma importante e essencial para os árbitros.

    ResponderExcluir