terça-feira, 8 de julho de 2014

MODA FIFA



Conforme o "cérebro artificial " Wikipédia: "A palavra moda significa costume e provém do latim modus...é uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear".

Para a arbitragem, mais particularmente, na Copa do Mundo Fifa, passarela e ápice do futebol, sempre é um momento de se lançar e esclarecer as leis do jogo, interpretações, atitudes e costumes. Numa edição, uma regra nova; outra um uniforme bacana; na última o árbitro malhado, etc.



Mas, convenhamos, nessa eu ainda estou esperando! E, passo a enumerar. Sempre lembrando que críticas devem ser construtivas e oferecerem alternativas.

1.     Está na MODA:  o sistema DAG (detecção automática de gol). Que é uma “revolução” na introdução da tecnologia no futebol.  Mas, seu investimento é muito alto, inacessível ao mundo do futebol e até aqui, nesta Copa, não teve tanta repercussão. Mais importante é que demonstra uma maior flexibilidade dos “velhinhos” da FIFA para o futuro.

2.     Fora de MODA: o spray para demarcar a distância da barreira para nós é um velho conhecido. A dona FIFA demorou né!

3.     Fora de MODA: a nítida orientação da direção da arbitragem no sentido de se economizarem cartões. Para mim, caberia em seu lugar a advertência verbal, contundente e firme. Mas não vimos isso, ao contrário, jogadas violentas sem a devida punição.

4.     Fora de MODA: a demora dos assistentes em assinalarem o impedimento, quando apenas o atleta que estava em posição fora de jogo buscava a bola. Insegurança dos assistentes repassada ao público em geral.

5.     Está na MODA: o comportamento exemplar dos atletas e dirigentes no que diz respeito à interpretação dos árbitros. Certos ou errados sempre contaram, até aqui, com o respeito dos atletas. Não se vê aqueles shows de reclamações durante e após as partidas. Fica um exemplo muito importante para o futebol brasileiro.


6.     Está na MODA, mas a FIFA não quis: o árbitro adicional. Perdeu-se a oportunidade de desenvolverem essa função.

Um abraço e sucesso a todos!

2 comentários:

  1. O item 5 bem que podia valer para todos os níveis do futebol. Infelizmente, mais uma caso de violência contra a arbitragem:

    http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2014/07/arbitro-e-espancado-durante-partida-de-futebol-amador-em-ponta-grossa.html

    ResponderExcluir
  2. Rick, isso é uma missão que os dirigentes têm de assumir. Punindo severamente e divulgando da mesma forma que a imprensa dedica às ocorrências. Um abraço!

    ResponderExcluir