segunda-feira, 31 de março de 2014

Área cinzenta quem quer comprar !?

Você conhece um "ponto cego"?
Eles existem em muitos lugares. No para-brisa do carro sempre tem um. Você se estica, contorce, abaixa, levanta e às vezes continua sem ver. 
Na grande área do campo de jogo, lá pelos lados da antiga "ponta direita", tem um. Não tem escritura, mal demarcado, não tem dono, um ângulo quase invisível, obscuro mesmo! Nos guias práticos de arbitragem, vem pontilhada, e lhe deram o nome de ÁREA/ZONA CINZENTA.
Na arbitragem já tentaram de tudo. Por último, colocaram um árbitro adicional, mas fica como um flanelinha: toma conta, cobra, mas não viu nada! Afirmação do meu filho, que se acha entendido. Ponto pra ele!
Só não tentaram dar maior autonomia aos árbitros assistentes e aos adicionais. Que significa dar autoridade, instruir e exigir seu cumprimento. Que eles se sintam à vontade para agir e os árbitros centrais mais ainda, confortáveis, em aceitar suas indicações.
Eles estão lá, mais próximos do lance, e têm mais condições de decidir. Porquê ? Então, seriam apenas um ponto de informação ao árbitro e não de decisão.
Cabe uma mudança de cultura, de desmistificar esse poder absoluto do árbitro e reparti-lo.
Mas vai ser preciso atenção, concentração, empenho, responsabilidade e muito mais coragem aos assistentes e adicionais.
Enfim, quem vai querer comprar !?

     



Nenhum comentário:

Postar um comentário